sexta-feira, 12 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Histórico de Marcel Duchamp-Mylla nº26
Em 1911-1912 suas obras "O rei e a rainha cercados de nus" e "Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. São quadros simultaneistas, análises do espaço e do movimento. Mas já se destacam pelos títulos, que Duchamp pretende incorporar ao espaço mental da obra.
Abaixo a obra de Marcel Duchamp:
legenda:"O rei e a rainha cercados de nus".
Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Pop Art-Mariana n23
Algumas imagens acima do movimento Pop Art artista não encontrado
domingo, 7 de novembro de 2010
Pop Art-Beatriz nº03
Movimento americano e britânico que usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas. Sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.
NO BRASIL
A década de 60 foi de grande efervescência para as artes plásticas no país. Os artistas brasileiros também assimilaram os expedientes da Pop Art como uso das impressões em silkscreen e as referências aos gibis. Dentre os principais artistas estão Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende, De Tozzi, Aguilar e Antonio Henrique Amaral.
A obra de Andy Warhol expunha uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi subvertido, pois, nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.
Links:www.google.com.br
www.wikipedia.org.br
Peter Blake-Beatriz nº03
De 1969-1979 foi membro da Brotherhood of Ruralists. Em 1981 se tornou membro da Royal Academy de Londres.
Após seu realismo, uniu-se a Hamilton, tornando-se uma das figuras chave da Pop Art da Inglaterra.
Sources.
Links:
http://www.google.com.br/images/peterblak
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Blake
sábado, 6 de novembro de 2010
Laura Carvalho n20
A Pop Art surgiu na Inglaterra nos anos 50 ,através de um grupo de artistas chamados Independent Group e também recebeu influências de artistas ligados ao dadaísmo e ao surrealismo. Mas só realizou seu potencial em New York nos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico.
Com a Pop Art foi desaparecendo a "arte elevada" e a "arte vulgar".
Atualmente a Pop Art é considerada uma arte bonita, colorida e sem a preocupação de expressar algum sentimento.A primeira obra considerada Pop é o que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes.
Pop Arte significa arte popular. Entretanto, não quer dizer que ela seja feita pelo povo, e sim que ela faz referência à produção para a massa.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/pop-art/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pop-art/pop-art.php
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Andy Warhol - Cinthia nº6
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Yayoi Kasuma-Mariana n 23
Com 27 anos se mudou do Japão para os Estados Unidos
Fontes/:
www.google.com.br
www.wikipedia.com.br
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
William Bradley
Front Cover Of The Echo
Biografia
Um festival anual, no mês de maio, desde 1996, é organizado em memória de William Bradley em sua cidade natal e é frequentado por centenas de pessoas na cidade. É um evento família-orientado com jogos, passeios de diversões, barracas, e outras atrações.
O art nouveau é um dos temas dentro do capítulo Modernismo, que ocorreu na última década do século XIX e na primeira do século XX e tem como finalidade acompanhar a evolução tecnológica industrial.
É arte nova e estilo moderno, próprio e originalidade da imaginação. Possui uma tendência inovadora, ou seja, um estilo floreado, em que se destacam as formas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas, longos cabelos, etc.
Ela é divulgada pela MODA. É o gosto da burguesia moderna (classe social) em todas as suas camadas, sem preconceitos.
Na arquitetura, os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, mistura de materiais, mosaicos com cacos de vidro e ladrilhos.
Ele interessa a todos os países europeus e americanos onde alcançou nível industrial. Ela nasce nas capitais e se difunde para o interior.
Com essa nova arte, a tecnologia industrial cresceu rapidamente a ponto de se executar rapidamente projetos precisos feitos por artistas, onde o artista ou artesão só entram para as fases finais da execução.
O art nouveau apesar de ser um trabalho industrial é caro porque não é levada em consideração a força de trabalho, e sim a criatividade.
Ele interessa para construção civil, equipamentos urbanos e domésticos, arte figurativas e decorativas, alfaias (adorno doméstico), vestuários, ornamento pessoal.
Por isso, o art nouveau não tem caráter popular, mas sim, uma arte de elite.
Características:
1 – Tema naturalista (flores e animais);
2 – Motivos derivados de arte japonesa;
3 – Morfologia, arabescos lineares e espirais e cor em tons frios, transparentes e esfumaçados;
4 – Sem proporção e equilíbrio, ondulados e sinuosos, e
5 – Propósito de leveza e juventude.
sábado, 28 de agosto de 2010
Aubrey Vincent Beardsley-Mylla n°26
Biografia:Aubrey Vincent Beardsley estabeceu-se com sua família em Londres,no ano seguinte foi reconhecido como menino prodígio,fazendo vários consertos com sua irmã.Em sua curta vida ganhou a reputação de ser um dos ilustradores ingleses mais inovadores.Morreo aos 25 anos.
Impotância das obras:Reconhecer a união da arte e das indústrias.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://fapeartnouveau.files.wordpress.com/2007/12/beardsley-peacockskirt.png%3Fw%
http://pt.wikilingue.com/es/Aubrey_Beardsley
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Laura Carvalho n20
Laura Carvalho n20
Algumas curiosidades da Art Nouveau e
de Henri de Toulouse-Lautrec:
O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobiliário seguindo o estilo.
Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a Natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista também influenciou o art nouveau.
Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou estilo "Floreale" na Itália. Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.
imagem: assinatura de Henri Toulouse - Lautrec
bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau
sábado, 21 de agosto de 2010
Art Nouveau:Gustav Klimt - Cinthia nº 6
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Laura Carvalho n20
Henri trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria no feturo conhecido como Art Nouveau.
Seus pais queriam que seu filho seguisse o mesmo caminho nobre das famílias, tanto materna, quanto paterna.
Henri sofria uma doença desconhecida naquela época, um certo desenvolvimento insuficiente de seus ossos. Sofreu dois acidentes quando era jovem, e faturou um fêmur aos doze anos, e o outro aos catorze. Essa doença, fez com que seus ossos pararem de crescer, fazendo-o assim não passar de 1.52m.
Nem por isso o homem se deixava abater. Em seus longos períodos de cama, ficava fazendo desenhos e pintando aquarelas, abrindo espaço para seu talento artístico.
Aos dezesseis anos foi estudar pintura com professores no qual ele não gostava muito, pois eram muito rígidos com ele.
Em suas telas usava muito vermelho madeira, os cabelos laranja e para o ambiente noturno, usava muito a cor verde. Era um mestre do contorno, podia retratar cenas de grupos de pessoas onde cada pessoa é individual. O contorno simples era a "marca registrada" de Enri desde o início da carreira como designer de cartazes. Suas pinturas não incluia sombras, pintava muito pessoas e não gostava de pintar paisagens.O papel usado para os cartazes frequentemente era amarelo.
Apesar da maioria dos pintores encherem suas telas e papeis de cores, Enri preferia usar duas ou quatro cores, no máximo seis.
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_de_Toulouse-Lautrec
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Pierre Bonnard-Mariana23
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Art Nouveau-Mariana n23
terça-feira, 25 de maio de 2010
Arquitetura romana-julia 16
domingo, 23 de maio de 2010
Laura Carvalho n20
No campo, as casas eram cabanas rectangulares, protegidas por um tecto de palha, com um único aposento flanqueado por uma estrebaria e por um estábulo.
Na cidade, em geral, as casas tinham dois pisos. O primeiro era constituído por uma ou duas divisões, onde uma delas dava directamente para a rua e servia de oficina e loja. O segundo era servido por uma escada externa e, por vezes, alugado a outras famílias. Existiam também grandes casas de aluguer, divididos em pequenos apartamentos. Os primeiros arquitectos utilizavam materiais muito simples, como pedra e madeira.
Nas cidades, as casas podiam ser de dois tipos: Priene e Delos.
Laura Carvalho n20
O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore).
O Parthenon (imagem) – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Arquitetura da Roma,Mylla 26
quinta-feira, 6 de maio de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
As casas dos deuses-Mariana n 23
sábado, 24 de abril de 2010
Os Templos - Cinthia nº 6
Embora os gregos tenham erguido edifícios bem diferentes, as principais obras arquitetônicas eram os templos, construídos em homenagem aos deuses e heróis. Suas principais características eram:
-Grande preocupação com a proporção e a harmonia.
-Utilização da pedra:os templos mais bonitos foram feitos em mármore branco,que podia ser pintado de cores brilhantes, como roxo e azul.
-Os tetos são planos e os telhados de duas águas.
-Três estilos de arquitetura se distinguem, de acordo com a forma e a ornamentação das colunas:dórica, jônica e coríntia
Imagem 1:Paternon de Atenas construído no século V a.C.
2)
Imagem 2:Colunas.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Lar para um deus-Mariana n 23
terça-feira, 20 de abril de 2010
Beatriz n03 Arquitetura Romana
quinta-feira, 18 de março de 2010
Laura Carvalho n20
Meretseger
Bés
Amenófis I
Sekhmet
Atum
Thot
Osíris
Ré
Amon
Os egípcios também acreditavam na existência da vida após a morte, onde ao morrer todos passariam pelo Tribunal de Osíris (rei egípcio) para obter seu julgamento. Alguns conseguiam voltar à vida de acordo com o veredito de Osíris, mas outros não. Tal fato mostra a origem da mumificação dos corpos quando as pessoas morriam, pois buscavam impedir que o corpo entrasse em processo de decomposição para que após o veredito de Osíris a pessoa pudesse voltar ao seu corpo mortal e tomar posse de todos os seus pertences novamente.
VEJA O DEUS QUE VOCÊ REPRESENTA!
Deusa Bastet-------------16 de Janeiro a 15 de Fevereiro
Deusa Tauret --------------16 de Fevereiro a 15 de Março
Deusa Sekhmet -----------------16 de Março a 15 de Abril
Deus Ptah --------------------- 16 de Abril a 15 de Maio
Deus Thoth ---------------------16 de Maio a 15 de Junho
Deusa Ìsis ---------------- ---16 de Junho a 15 de Julho
Deus Rá ----------------------16 de Julho a 15 de Agosto
Deusa Neit ----------------16 de Agosto a 15 de Setembro
Deusa Maat ---------------16 de Setembro a 15 de Outubro
Deus Osíris --------------16 de Outubro a 15 de Novembro
Deusa Hator -------------16 de Novembro a 15 de Dezembro
Deus Anúbis --------------16 de Dezembro a 15 de Janeiro