Como Andy Warhol gostava de representar os artistas da época? - Cinthia nº 6

A art nouveau surgiu: -Cinthia nº6

Que cor de papel Henri Toulouse-Latrec gostava de pintar seus cartazes? - Laura Carvalho n20

Onde nasceu Henri....Toulouse-Lautrec Monfa? - Laura n20

O Parthenon foi enguido quando?

Os gregos construíam os templos em homenagem a quem?

O Partenon de Atenas era construido para se ver de:Mariana n 23

terça-feira, 25 de maio de 2010

Arquitetura romana-julia 16

A imagem a cima São o mercado e armazens de Trajano-Roma

Os romanos construíram ainda estradas, calçadas e pontes de uma solidez que desafiou as invasões bárbaras e prestaram grandes serviços para o comércio.Na Europa, durante a Idade Média, muitas igrejas cristãs e basílicas de Roma, foram construídas no estilo românica.As paredes foram feitas para suportar o enorme peso, tinham que ser baixas, espessas e com poucas janelas. As basílicas eram edifícios públicos onde havia tribunal, biblioteca, sala de jogos e de conversação

domingo, 23 de maio de 2010

Laura Carvalho n20

CASAS GREGAS
Durante muito tempo, as casas gregas foram muito simples. A beleza era reservada aos edifícios públicos, principalmente aos templos e monumentos erguidos em honra dos deuses.
No campo, as casas eram cabanas rectangulares, protegidas por um tecto de palha, com um único aposento flanqueado por uma estrebaria e por um estábulo.
Na cidade, em geral, as casas tinham dois pisos. O primeiro era constituído por uma ou duas divisões, onde uma delas dava directamente para a rua e servia de oficina e loja. O segundo era servido por uma escada externa e, por vezes, alugado a outras famílias. Existiam também grandes casas de aluguer, divididos em pequenos apartamentos. Os primeiros arquitectos utilizavam materiais muito simples, como pedra e madeira.
Nas cidades, as casas podiam ser de dois tipos: Priene e Delos.
A casa de Priene era composta por três partes: um pátio, ao fundo deste um vestíbulo amplo e um ou dois quartos que davam para o vestíbulo.

A casa de Delos tinha na parte central um pátio, que podia estar embelezado com um altar. Neste, por vezes, existia um lago que, para além de decorar, servia para captar as águas da chuva. A habitação possuía várias divisões que podiam servir de salas de refeições, cozinha e quartos de criados e ainda pequenas divisões isoladas do resto da casa que funcionavam como lojas.

Laura Carvalho n20



O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore).

O Parthenon (imagem) – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Arquitetura da Roma,Mylla 26


Roma também recebeu influência da arquitetura dórica do território que conhecemos como o sul da Itália, mas que na época constituía a Magna Grécia, pois era habitada por um dos povos gregos, os dóricos.
Em suas construções há um predomínio das platibandas sobre as colunas, como reconhecemos nos tempos da monarquia que findou em 509 a.C. e da república terminada no ano de 31, quando iniciou-se o Império Romano com Otávio Augusto.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Arquitetura Romana-Beatriz nº03

SEMINÁRIO SOBRE ARQUITETURA ROMANA




A história de Roma abrange quase mil anos. Roma foi um reino de pequenos lavradores. É formada por aldeias que se reuniram criando uma cidade com sete colinas dentro dos seus muros junto ao rio Tibre.
Os romanos tiraram dos gregos muitas de suas idéias, sua pintura e não só a arquitetura, mas a religião, literatura, arte e política, pois tinham por eles grande admiração.
Quanto às moradias havia muita diferença entre ricos e pobres. Os ricos viviam em mansões onde havia colunas, pisos e paredes de mármores. Ao contrário, as pessoas pobres viviam em blocos de apartamentos situados em cima das lojas em pequenos cômodos. Existia pouco espaço para construir na cidade. O bloco de apartamentos era tão grande que parecia uma ilha (Insula) entre as ruas.
O material usado nessa construção era barato e da pior qualidade.
Em Roma existiam edifícios luxuosos onde havia o banho público. O cidadão podia frequentar livremente todos os dias. Neles tinham, também, divertimentos, grandes jardins, lagos, lojas, bibliotecas. Além de luxuoso era muito grande e tinha um espaço para aproximadamente 1.600 banhistas.
Os romanos tinham o hábito de desenhar suas atividades em placas, as quais eram colocadas nas portas de suas lojas e nos seus túmulos, revelando o cotidiano daquele comerciante.
A arquitetura romana foi sempre copiada em várias partes do mundo, por exemplo: - os arcos, pontes, arquedutos, túneis, cúpulas. Um bom exemplo são as cidades do Canadá e dos EUA são construídas num plano quadriculado.
O Coliseu é outro exemplo da arquitetura romana. Ele mostra como os romanos usavam grande número de arcos redondos para sustentar enormes edifícios.
Os Arquedutos que conduziam água potável para Roma, sendo o Aqua Cláudia e Aqua Marcia, os dois mais importantes. A água corria dos canais e ao sair na encosta dos montes e era conduzida em tubos colocados em um dos grandes arcos para a cidade.
Os construtores romanos usavam pedra, tijolo, mármore, granito e madeira. Eles inventaram o concreto que era uma mistura de cascalho, areia e água.
Os mais belos edifícios eram construídos perto do Fórum, que era o principal centro comercial da cidade.
Coliseu foi construído pelo imperador Vespasiano, Imperador Trajano construiu uma coluna com a sua estátua no alto e o Imperador Júlio Cesar e Augusto, o Fórum.